segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A arte do Mestre Valentim - 1



Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, nasceu em Servo, Minas Gerais. Veio para o Rio de Janeiro por volta de 1770 onde foi o artista de maior destaque do barroco no Rio de Janeiro. Durante a gestão do Vice-Rei Dom Luiz de Vasconcelos, entre 1779 e 1790, foi o principal construtor de obras públicas da cidade nas áreas de saneamento, abastecimento e embelezamento urbano. Foi projetista, escultor, entalhador. Faleceu em 1813 nesta cidade.

A arte de Valentim é valorizada no Memorial ao Mestre Valentim no Jardim Botânico, porem as suas obras ainda originais estão no Passeio Publico, na Praça XV de Novembro e na Praça General Osório. No Jardim Botânico, as figuras de Eco e Narciso de extrema delicadeza e expressão são réplicas em bronze.

Veja os jacarés no Passeio Público que são resquícios do grande mestre. As esculturas em bronze traduzem fielmente os animais. Os corpos entrelaçados, as formas e as proporções de acordo com o ambiente da fonte, declaram a potencialidade da obra. Os jacarés com as mandígulas abertas, figurando uma ação de um ataque ou disputa, contrapõe com a sua função, a de docemente fornecer água para aqueles refinados da época que frequentavam o Passeio Publico.

A perfeição das formas, surpreendem a quem deles se aproxima. A fundição,com minucioso detalhe no corpo, as pequenas rugas na boca, os dentes são raras para uma obra do seculo XVIII.
A caracterização da fauna nativa brasileira denuncia a inspiração.
Não é a toa que o seu nome precede da palavra Mestre.

10 comentários:

  1. Olá Vera,

    Parabéns pela iniciativa. Estávamos precisando de um blog como o seu.

    Estarei sempre por aqui.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dra Vera Dias! Você merecia mesmo um espaço pra compartilhar todo o conhecimento que tem nesse HD cerebral!!!
    bj
    Angelita Valladão

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Vera! Parabens!! Essa sua iniciativa e muito valiosa para a cultura do nosso povo. Eu ja enviei o link do seu blog para varias pessoas...precisamos divulgar esse trabalho maravilhoso que voce esta nos presenteando.
    Muito obrigado por esse carinho e dedicacao profissional.
    Beijos,
    Ada

    ResponderExcluir
  4. Muito legal.Gostei muito.Você sabe que quem ama a matemática também ama as suas filhas.Toda espécie de arte é filha da matemática. Por admirar seu trabalho e amar a mãe de todas as ciências tenho certeza que aprenderei muito lendo seus trabalhos.
    Com muito carinho
    Marly Jacques

    ResponderExcluir
  5. Vera Dias
    Fico feliz de poder lhe dar os parabéns por esta iniciativa de compartilhar o conhecimento
    adquirido. Você é dez!
    Será bastante útil para todos. Sucesso sempre!
    Beijos
    Maria Josefa

    ResponderExcluir
  6. Eu como aluna tenho muiitoo a aprender com a Dra. Mestra Vera Dias. Muito obrigada por me proporcionar tanto aprendizado.

    ResponderExcluir
  7. Se puder inclua a Ilha do Governador!!!

    ResponderExcluir