terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A arte de Mestre Valentim - 2


A obra de Valentim resiste, apesar das depredações.

Criadas em torno de 1783, as esculturas dos jacarés, encontravam-se em 2002 cobertas por inúmeras camadas de tintas. Em outras épocas, pintaram e aplicaram óleo queimado, para aumentar o brilho do bronze ou talvez para esconder alguma imperfeição, resultando assim numa superfície disforme e escamada, escondendo o refino da obra.

   2004


As caudas foram quebradas, as línguas retiradas e os dentes arrancados pelo vandalismo que sempre depredaram as obras de arte.

 1998


Felizmente, a importância da obra, fez com que se dispunha de muitas fotografias, arquivadas em diversas instituições, em diversos ângulos. Isso permitiu que 2004 a restauração realizada pela Prefeitura conseguisse realizar a modelagem e a fundição das partes faltantes, recompondo o conjunto.
Dois dados são importantes a serem frisados aqui: A importância da fotografia e a divulgação das partes recompostas, o que permitirá no futuro o conhecimento da história da obra, dados que hoje não dispomos.

 2004

Infelizmente em 2008, novamente um dos jacarés sofreu outra depredação e mais uma vez quebraram uma das línguas, apesar de ter sido soldadas. Em 2011 novas lingas foram fundidas e instaladas completando novamente a figura. Em 2016, devido o afastamento da guarda municipal do parque, os rabos, linguas e dentes foram arrancados, danificando a obra do Mestre Valentim.

 2011

 2016



2 comentários:

  1. Vera, parabéns pelo seu trabalho, temos que incentivar as pessoas, a conhecerem o que tem e dar a elas a coensciência de preservar este patrimônio tão rico em tão belas artes!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, a Sra saberia me informar quem realizou as copias das estatuas do Mestre valentim que se encontra na Jardim Botânico? Agradecido rogerio.mago@hotmail.com

    ResponderExcluir