A Mulher com Anfora, principal chafariz art-decor em bronze da Cidade, é obra de escultor Humberto Cozzo. Trata-se da peça "Oferenda" encomendada pela Prefeitura em 1934 a pedido do Prefeito Pedro Ernesto segundo informações de jornais da época, para esconder a ventilação do ar condicionado instalado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
É uma das peças que sofreu várias transferências devido as alterações urbanas da Cidade.

Em 1950 foi transferida para o Largo da Gloria, para embelezar aquele espaço após a retirada da Fonte Ramos Pinto, que foi para a entrada do túnel de Copacabana. Nesse momento a obra passou a ter um belo lago circular em granito no formato de uma rosa.
Com o advento da obra do Metro, em 1975, a peça foi retirada novamente e guardada no antigo Viveiro de Plantas do Caju, do Departamento de Parques e Jardins, por 13 anos.
Em 1988 o Prefeito Saturnino Braga escolheu um novo local para a bela obra, o jardim em frente a Igreja da Candelária, finalmente inaugurado em 4 de abril.
O curioso é que seu pedestal, também decor, onde se assentava inicialmente a escultura "Oferenda", permaneceu no local, servindo de embasamento a partir de 1950 para a estátua de Frederic Chopin, cujo volumetria horizontal era maior que a verticalidade da estatua. Observe o pedestal em frente ao Teatro Municipal.
Não tenho informação precisa quando o pedestal desapareceu, porém acredito que as obras do metro da Cidade, seja um dado para a construção de um novo pedestal para Monumento a Carlos Gomes.
Veja a ficha cadastral:
Nenhum comentário:
Postar um comentário