Google+ Followers

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mercurio e as Atenas do Rio de Janeiro


Entre as esculturas expostas na Cidade do Rio de Janeiro um artista criou um conjunto muito especial e intrigante de deusas, que estão espalhados em vários bairros.

O primeiro, Mercúrio, conhecido pela denominação grega de Hermes, mensageiros dos Deuses, um dos mais conhecidos filhos de Zeus, está na frente do Planetário da Cidade.


As esculturas que figuram a Deusa Atena têm as mesmas características artísticas, isto é: Fisionomia, panejamento, material e altura, porém com três representações diferentes.

Atena era uma das filhas prediletas de Zeus, a que lhe concedeu muitas das suas prerrogativas. Ela tinha o dom da profecia e tudo que autorizava com um simples sinal de cabeça era irrevogável. Filha de Zeus e Métis, combina, de forma harmoniosa, poder e sabedoria. É a partir dessa idéia que se desenvolvem os principais aspectos a ela atribuídos.

Diferente da maioria dos deuses gregos, sua divindade não está associada às forças naturais, mas sim ligada à proteção e preservação do Estado e das instituições sociais.

É a divindade patrona do Estado, da autoridade, da justiça, das leis e da ordem, nas cortes e assembléias populares. Atena é a deusa da razão e da sabedoria e a sua lança não significa guerra, mas sim estratégia de vencer. É o símbolo da inteligência, da guerra justa, deusa da cidade de Atenas.

Protetora da vida civilizada, das atividades artísticas, foi ela quem ensinou às mulheres a arte de tecer.

No Bosque da Freguesia, em Jacarepaguá, Atena esta representada como protetora das artes, com um machado de escultor na mão direita e um ponteiro na esquerda, um pequeno busto ao seu lado e uma clave de sol aos seus pés.

 

Como a protetora da agricultura, criou o arado e o ancinho, bem como a oliveira, sua maior dádiva, inventou o arado e ensinou a atrelar o boi ao arado, a criar cavalos e lhes por a rédea (outra invenção atribuída à deusa).

Em Campo Grande na Praça dos Estudantes, Atena está representada com um pequeno arado preso em uma das suas mãos.

 

Atena é também a protetora da industria, foi à inventora do freio, dos navios e a confecção de sapatos. No Jardim do Méier, está representada com duas rodas dentadas numa engrenagem.



Finalizando qualquer coisa que dê ao Estado, força e prosperidade, tais como a agricultura, a arte e a industria , bem como tudo o que protege e preserva tais aspectos das influências externas, pertencem à esfera de atuação de Atena, e a Cidade do Rio de Janeiro tem três representações da Deusa deixadas por um artista desconhecido.


Veja a ficha cadastral:
Mercúrio na Gávea:
http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=507&iMONU=Merc%C3%BArio%20na%20G%C3%A1vea

Atena no Bosque da Freguesia:
http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=1099&iMONU=Atena%20do%20Bosque%20da%20Freguesia

Atena de Campo Grande:
http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=969&iMONU=Atena%20de%20Campo%20Grande

Atena do Jardim do Meier:
http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=881&iMONU=Atena%20do%20Jardim%20do%20M%C3%A9ier